DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CARGA HORÁRIA: 90
CRÉDITO:
CÓDIGO:
PRÉ- REQUISITO:
PROGRAMA
EMENTA
A Disciplina Psicologia da Educação propõe-se a enriquecer o processo de formação do profissional da educação, oferecendo-lhe subsídios do conhecimento da Psicologia aplicada com fins de:
- Possibilitar reflexão crítica da Psicologia Educacional;
- Conhecer as bases da Psicologia aplicada á educação nas suas diferentes correntes ;
- Desenvolver temas de relevância para a prática educativa, como a Psicologia do adolescente e dos portadores de necessidade educativa especiais, realizando paralelo entre teoria e pratica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A Psicologia da Educação.
a) Conceituação, objetivo de estudo e métodos
b) A Psicologia da Educação no Brasil
c) As contribuições da Psicologia á Educação. Em análise, os fundamentos das teorias psicológicas: Behaviorismo, Psicologica e Psicologia Genética de Piaget.
A Psicologia do Desenvolvimento
a) Concepção inatista ( Base Racionalista)
b) Concepção ambientalista ( Base Empirista )
c) Etapas do desenvolvimento cognitivo - Piaget
d) Concepção interacionista: Piaget e Vygotski
e) Princípios e fases do desenvolvimento (Freud)
A Psicologia da Aprendizagem
a) Conceito de Aprendizagem na Psicologia
b) Teorias da Aprendizagem
c) Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem
d) A construção do conhecimento
e) Relação professor aluno
Educação especial
a) Aspecto Legal da EE
b) Aspectos teóricos e práticos
c) Instituições prestadoras de serviços
d) Proposta de educação para inclusão
e) Crianças portadoras de necessidades especiais
AVALIAÇÃO
As avaliações terão caráter de diagnóstico, formativo e classificatório. Serão realizadas através da observação, produção escrita ( registro, prova, texto, resenhas), exposição de trabalho em grupo e individual, estudos de casos, pesquisa de campo, participação em eventos pedagógicos e outros.
No que diz respeito a participação nas aulas observamos o que a legislação de ensino estipula frequência mínima de 75%.
BIBLIOGRAFIA
ALENCAR, Eunice M .S. Soriano de (org). Novas Contribuições da Psicologia aos processos de ensino- aprendizagem, SP: Cortez, 1995
BRROS, Célia Silva Guimarães. Pontos da Psicologia Geral. ÁTICA, SP: 1993.
BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Mª de L. Trassi. Psicologia-Uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed, SP: 1999
CAMPOS, Dinah Martins de Sousa. Psicologia da Aprendizagem. Vozes, Petrópolis, 1991
CÓRIA, Marcus. Psicologia da Educação, Rio de Janeiro DP&A, 2000.
DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. Cortez, SP:1995
FADIMAN, J. e FRAGER, R. Teoria da personalidade. HARBRA LTDA, SP:1986
GOLART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos e aplicação da Prática pedagógica, 6ª ed. Petrópolis, Vozes, 1999
MARTIN, Joel & BICUDO, Mª Aparecida Viggiani. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia - Fundamentos e Recursos Básicos, SP: Moraes,1994
MACHADO, A . M. Educação Especial
MANNING, Sidney A . O desenvolvimento da criação e do adolescente, Harbra,SP:1997
NOVAES, Mª Helena. Psicologia da Educação e Prática Profissional, Petrópolis, RJ: Vozes,1992
PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à Psicologia escolar. TAQ, SP,1993
PILLETI, Nelson. Psicologia Educacional, SP: ÁTICA, 1997
SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Artes Médicas, Porto Alegre, 1994
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