quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ementa de PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

CARGA HORÁRIA: 90

CRÉDITO:

CÓDIGO:

PRÉ- REQUISITO:

PROGRAMA

EMENTA

A Disciplina Psicologia da Educação propõe-se a enriquecer o processo de formação do profissional da educação, oferecendo-lhe subsídios do conhecimento da Psicologia aplicada com fins de:

- Possibilitar reflexão crítica da Psicologia Educacional;

- Conhecer as bases da Psicologia aplicada á educação nas suas diferentes correntes ;

- Desenvolver temas de relevância para a prática educativa, como a Psicologia do adolescente e dos portadores de necessidade educativa especiais, realizando paralelo entre teoria e pratica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A Psicologia da Educação.

a) Conceituação, objetivo de estudo e métodos

b) A Psicologia da Educação no Brasil

c) As contribuições da Psicologia á Educação. Em análise, os fundamentos das teorias psicológicas: Behaviorismo, Psicologica e Psicologia Genética de Piaget.

A Psicologia do Desenvolvimento

a) Concepção inatista ( Base Racionalista)

b) Concepção ambientalista ( Base Empirista )

c) Etapas do desenvolvimento cognitivo - Piaget

d) Concepção interacionista: Piaget e Vygotski

e) Princípios e fases do desenvolvimento (Freud)

A Psicologia da Aprendizagem

a) Conceito de Aprendizagem na Psicologia

b) Teorias da Aprendizagem

c) Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem

d) A construção do conhecimento

e) Relação professor aluno

Educação especial

a) Aspecto Legal da EE

b) Aspectos teóricos e práticos

c) Instituições prestadoras de serviços

d) Proposta de educação para inclusão

e) Crianças portadoras de necessidades especiais

AVALIAÇÃO

As avaliações terão caráter de diagnóstico, formativo e classificatório. Serão realizadas através da observação, produção escrita ( registro, prova, texto, resenhas), exposição de trabalho em grupo e individual, estudos de casos, pesquisa de campo, participação em eventos pedagógicos e outros.

No que diz respeito a participação nas aulas observamos o que a legislação de ensino estipula frequência mínima de 75%.

BIBLIOGRAFIA

ALENCAR, Eunice M .S. Soriano de (org). Novas Contribuições da Psicologia aos processos de ensino- aprendizagem, SP: Cortez, 1995

BRROS, Célia Silva Guimarães. Pontos da Psicologia Geral. ÁTICA, SP: 1993.

BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Mª de L. Trassi. Psicologia-Uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed, SP: 1999

CAMPOS, Dinah Martins de Sousa. Psicologia da Aprendizagem. Vozes, Petrópolis, 1991

CÓRIA, Marcus. Psicologia da Educação, Rio de Janeiro DP&A, 2000.

DAVIS, Cláudia e OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na Educação. Cortez, SP:1995

FADIMAN, J. e FRAGER, R. Teoria da personalidade. HARBRA LTDA, SP:1986

GOLART, Íris Barbosa. Psicologia da Educação: Fundamentos Teóricos e aplicação da Prática pedagógica, 6ª ed. Petrópolis, Vozes, 1999

MARTIN, Joel & BICUDO, Mª Aparecida Viggiani. A Pesquisa Qualitativa em Psicologia - Fundamentos e Recursos Básicos, SP: Moraes,1994

MACHADO, A . M. Educação Especial em debate. Casa do Psicologo, SP: 1997

MANNING, Sidney A . O desenvolvimento da criação e do adolescente, Harbra,SP:1997

NOVAES, Mª Helena. Psicologia da Educação e Prática Profissional, Petrópolis, RJ: Vozes,1992

PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à Psicologia escolar. TAQ, SP,1993

PILLETI, Nelson. Psicologia Educacional, SP: ÁTICA, 1997

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Artes Médicas, Porto Alegre, 1994

--------------------, Psicologia e currículo. Uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 2ª ed. ÁTICA, SP:1997

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