quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ementa de PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA II

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA II
CARGA HORÁRIA: 60
CRÉDITOS: 03
CÓDIGO:
PRÈ-REQUISITO:


PROGRAMA DE CURSO

1. EMENTA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Elaboração e execução do projeto de estágio.
Seminários de discussões interdisciplinares.
Seminário de avaliação dos projetos de estágio.


2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Elaboração e desenvolvimento de projeto de estágio supervisionado.
• Seminários de discussão sobre o ensino de línguas e suas condições de produção.

3. DESENVOLVIMENTO DO CURSO

Planejamento das atividades para a realização do projeto de estágio: elaboração de aulas e confecção de material, orientação individual;
Desenvolvimento do projeto em sala de aula: regência;
Seminários referentes ao ensino de línguas e suas condições de produção;
Discussões na sala de aula entre estagiários e professores-formadores: socialização de experiências;
Orientações em grupo e individuais.


4. AVALIAÇÃO:
40 pontos – desenvolvimento do projeto: atividades elaboradas e regência na sala de aula
40 pontos - relatório
20 pontos - participação nos seminários

5. BIBLIOGRAFIA

AZEREDO, J. Carlos (org.). Língua Portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000.
BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ,Gilles. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002.
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1998.
_________. A língua de Eulália: novela sociolingüística. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
CASTILHO, Ataliba T. A língua falada no ensino de português. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ECO, Humberto. Conceito de texto. São Paulo: T. A. Queiroz/Ed. da USP, 1984.
FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henry-Jean. O aparecimento do livro. São Paulo: Ed. UNESP; Hucitec, 1992.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.
FLEURI, Reinaldo M. Educar para quê? Contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. São Paulo: Cortez; Uberlândia: Ed. UFU, 1990.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1988.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1985.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ILARI, Rodolfo. A Lingüística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. Série Princípios. 15ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
MARTINS, M. Helena (org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991.
MATTOS E SILVA, R. Virgínia. Contradições no ensino de português. São Paulo: Contexto; Salvador: Ed. UFBA, 1995.
NEVES, M. H. Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1990.
NIDELCOFF, M. Teresa. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PERINI, Mário. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 1997.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
_________. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SANT’ANNA, A. Romano. A sedução da palavra. Brasília: Letraviva, 2000.
SANTOS, Antônio R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
VYGOTSKY, L. Semenovictch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ZACCUR, Edwiges (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.

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