quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ementa de PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA I

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA I
CARGA HORÁRIA: 80
CRÉDITOS: 4
CÓDIGO:
PRÈ-REQUISITO:





PROGRAMA DE CURSO


EMENTA


Concepção de leitura, literatura e do ensino de literatura.
Legislação e diretrizes curriculares do ensino de literatura.
LDB e PCN.
O espaço do professor e do aluno e a interação na escola.
Avaliação de obras literárias com fundamentação crítica.
Avaliação, análise e elaboração do material didático e paradidático.
Elaboração de pré-projeto de estágio.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.


I- Concepções de Educação: Correntes Pedagógicas
a) Linguagem e Ensino-Aprendizagem: O Contexto das Escolas
b) Concepções de Leitura, Literatura e do Ensino de Literatura: Breve Histórico

II- Legislação de Obras Literárias
a) LDB
b) PCN

III- Avaliação de Obras Literárias
a) Referência Teóricas
b) A formação do Leitor e o Senso Crítico

IV- Análise do Material Didático
a) O Livro Didático em Questão
b) Metodologia para Construção de Material Didático Alternativo
c) Confecção do Pré-Projeto de Estágio


AVALIAÇÃO.


- Debates e seminários
- Avaliação individual


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolett. Ensino: as abordagens do processo. E.P.U., São Paulo, 1986.
SOARES, Magda. Linguagem e escola; uma perspectiva sicial. Ática, São Pulo, 1989.
FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não; carta a quem ousa ensinar. Olho D' água, São Paulo, 1983.
FAZENDA, Ivoni (Org) Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. SP: Cortez, 2001.
FAZENDA, Ivoni (Org) A Pesquisa em Educação e as Transformação do conhecimento. SP: Papirus,1997.
LAJOLO, Marisa. Do Mundo da Leitura para Leitura do Mundo. Ática, São Pulo, 1983.
KRAMER, Sonia e JOBIM, Solange (Orgs). Histórias de Professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. Ática, São Paulo, 1996.
NÓVOA, Antônio (Org). Vidas de Professores. Porto Ed.; Portugal, 2º ed.
PERRENOUD, Philippe. Práticas Pedagógicas Profissão Docente e Formação: perspectivas siciológicas. Dom Quixote, Lisboa, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário