quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ementa de LINGUÍSTICA APLICADA

DISCIPLINA: LINGUÍSTICA APLICADA
CARGA HORÁRIA: 80
CRÉDITO: 04
CÓDIGO: EL/LAP
PRÉ- REQUISITO: DP/DG, EL/LG, EL/FF, EL/MLP, EL/SLP.




PROGRAMA

EMENTA


Concepção de Educação. Concepções de Linguagem. Concepções e processos de ensino: o ensino da língua materna. Concepção tradicionalista. Concepção construtivista. Concepção sócio-interacionalista. O projeto de ensino e a pesquisa: construindo um saber.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1- O papel da linguagem no curso de Letras.
2- O senso comum e a ciência.
3- Concepção de Educação.
4- Teoria da Linguagem.
5- Linguagem, língua e fala: concepção, níveis.
6- Concepção de Gramática.
7- A norma padrão e as tendências atuais da língua portuguesa.
8- Fala e escrita.
9- Variação e mudança linguística


AVALIAÇÃO


A avaliação será feita de acordo com a legislação vigente, no que se refere à notas e freqüência. Para efeito de média, serão considerados os seguintes trabalhos:
EST.DIRIGIDO TAC SEMIN. PESQ. TOTAL
100 100 100 100 400:4=100





BIBLIOGRAFIA BÁSICA




ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BAGNO, Marcos. Língua materna: letramento, variação e ensino. Parábola, 2002.
CECCON, Claudius et al. A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis/RJ: Vozes, 1988.
DIONÍSIO. Ângela Paia & BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.) O livro didático de Português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1897.
GERALDI, João Wanderley. (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997.
ILARI, Rodolfo. A Lingüística e o ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: MARTINS Fontes, 1986.
KIRST, Marta, CLEMENTE, Elvo Ir e outros. Lingüística aplicada ao ensino de português. Porto Alegre: Mercado de Letras, 1987.
MARTINS, M. Helena. (org.) Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991.
NETO, Antonio Gil. A produção de textos na escola. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: história, teoria e análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 1997.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas/SP: Mercado de Letras – ALB, 1996.
SILVA, Lílian Lopes Martin da (et al.). O ensino de língua portuguesa no 1º grau. São Paulo: Atual, 1986.
SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Contradições no ensino de Português –a língua que se fala X a língua que se ensina. São Paulo: Contexto, 1995.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Ed. Loyola, 1998.
_________. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.

__________. A língua de Eulália – Novela Sociolingüística. São Paulo: Contexto, 1997.
__________. Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola Editorial, 2001.
__________. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. São Paulo: Loyola, 2001.
BAKHTIN/VOLOSHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. SP: Hucitec, 1992.
BARROS Diana Pessoa de & FIORIN, José Luiz (org.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999.
BORBA, Francisco da Silva. Introdução aos estudos lingüísticos. Campinas/SP: Pontes, 1995.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Editora da Unicamp, 1992.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione, 1989.
_________. Alfabetizando sem o ba-bé-bi-bó-bu. São Paulo: Scipione, 1999.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1994.
CASTILHO, Ataliba T. de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2000.
FARACO, C. Alberto. Escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 1992.
FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à Lingüística. São Paulo: Contexto, 2002.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1989.
_________. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
_________. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
_________. Linguagem e Ensino – exercícios de militância e divulgação. Campinas/SP: Mercado de Letras – ALB, 1996.
GERALDI, J. W. & CITELI, B. (orgs.) Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez. Vol. 1, 1997.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1995.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana – danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LEMLE, Miriam. Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo: Ática, 1988.
LUFT, Celso Pedro. Língua e Liberdade. São Paulo: Ática, 1995.
MUSSALIM, Fernanda & BENTES, Anna Christina (org.) Introdução à Lingüística: domínios e fronteiras, v.1 e 2. São Paulo: Cortez, 2001.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na Escola. São Paulo: Contexto, 1990.
PERINI, Mário. Para uma nova gramática do Português. São Paulo: Ática, 1985.
______. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 1995.
PINTO, Pimentel Edith. O português popular escrito. São Paulo: Contexto, 1996.
SILVA, Maria C. PÉREZ de Souza & KOCH, Ingedore G. Villaça. Lingüística aplicada ao português: morfologia. São Paulo: Cortez, 1989.
SILVA, Maria C. PÉREZ de Souza & KOCH, Ingedore G. Villaça. Lingüística aplicada ao português: sintaxe. São Paulo: Cortez, 1987.
__________. Tradição Gramatical e Gramática Tradicional. São Paulo: Contexto, 1996.
SOARES, Magda. Linguagem e Escola. – uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala. São Paulo: Scipione, 1997.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

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