DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO DE LITERATURA II
CARGA HORÁRIA: 60
CRÉDITOS: 03
CÓDIGO: DP/PEL II
PRÈ-REQUISITO: DP/PEL I
PROGRAMA DE CURSO
1. EMENTA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Elaboração e execução do projeto de estágio.
Seminários de discussões interdisciplinares.
Seminário de avaliação dos projetos de estágio.
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Elaboração e desenvolvimento de projeto de estágio supervisionado.
• Seminários de discussão sobre o ensino de literatura.
3. DESENVOLVIMENTO DO CURSO
Planejamento das atividades para a realização do projeto de estágio: elaboração de aulas confecção de material, orientação individual;
Desenvolvimento do projeto em sala de aula: regência;
Seminários referentes ao ensino de literatura;
Discussões entre estagiários e professoras-formadoras: socialização de experiências, Orientações em grupo e individuais.
4. AVALIAÇÃO:
40 pontos – desenvolvimento do projeto: atividades elaboradas e regência na sala de aula
40 pontos - relatório de estágio supervisionado
20 pontos - participação nos seminários
6. BIBLIOGRAFIA:
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicolett. Ensino: as abordagens do processo. E.P.U., São Paulo, 1986.
SOARES, Magda. Linguagem e escola; uma perspectiva social. Ática, São Pulo, 1989.
FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não; carta a quem ousa ensinar. Olho D' água, São Paulo, 1983.
FAZENDA, Ivoni (Org) Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. SP: Cortez, 2001.
FAZENDA, Ivani (Org) A Pesquisa em Educação e as Transformação do conhecimento. SP: Papirus,1997.
LAJOLO, Marisa. Do Mundo da Leitura para Leitura do Mundo. Ática, São Pulo, 1983.
KRAMER, Sonia e JOBIM, Solange (Orgs). Histórias de Professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. Ática, São Paulo, 1996.
NÓVOA, Antônio (Org). Vidas de Professores. Porto Ed.; Portugal, 2º ed.
PERRENOUD, Philippe. Práticas Pedagógicas Profissão Docente e Formação: perspectivas sociológicas. Dom Quixote, Lisboa, 1987.
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