quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ementa de LITERATURA INFANTO-JUVENIL

DISCIPLINA: LITERATURA INFANTO-JUVENIL
CARGA HORÁRIA: 80
CRÉDITOS: 4
CÓDIGO: ELIT/LIJ
PRÈ-REQUISITO: ELIT/TL1




PROGRAMA DE CURSO



1. EMENTA


Contos de fadas e fábulas tradicionais.
Histórico e definição.
Monteiro Lobato: a obra infanto-juvenil.
A virada da literatura infantil – principais autores.
Características das obras literárias infanto-juvenis.
Exploração da LIJ na escola.
Análise de obras.


2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Características das obras literárias infanto-juvenis
1.1. Pedagogia ou literatura?
1.2. Análise do teor artístico e pedagógico em livros de LIJ.
1.3. A produção cultural para a criança e o jovem: poesia, narrativa teatro, folclore.
1.4. As ilustrações.
2. Contos de fadas e contos fantásticos
2.1. Influência do fantástico no desenvolvimento do sujeito e nos atos de leitura.
2.2. Leitura de livros infanto-juvenis que retomam e invertem contos de fadas e fantásticos.
3. Literatura oral
3.1. Influência da literatura oral e do brinquedo nos atos de leitura.
Leitura de livros infanto-juvenis que recuperem brincadeiras e literatura.
4. Monteiro Lobato e a obra infantil
4.1. A importância das inovações lobatianas.
5. A virada da literatura infanto-juvenil
5.1. A geração de 70 e suas raízes lobatianas: impasses e renovação.
5.2. A inovação lingüística e poética em Lygia Bojunga Nunes.
5.3. O verismo e a fantasia.
5.4. A magia dos quadrinhos.

6. Literatura infanto-juvenil e a escola
6.1. A escolarização do texto.
6.2. A construção de leitores: a formação do gosto (da alfabetização ao ensino superior).
6.3. A modelização do leitor.
7. O trabalho com apreciação crítica: análise de obras.


3. AVALIAÇÃO

De acordo com a resolução 070/CONSEPE/UNIR.


4. BIBLIOGRAFIA:

ABRAMOVICH, Fanny. O estranho mundo que se mostra às crianças. São Paulo: Summus, 1983.
__________. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo : Scipione, 1989.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Trad. Marcus V. Mazzari. São Paulo: Summus, 1984.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
CAMARGO, Luís. Ilustração no livro infantil. Belo Horizonte: Lê, 1995.
COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1998.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1990.
KHEDE, Sônia Salomão (org.). Literatura infantil: um gênero polêmico. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, Regina. Lietratura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo: Ática, 1991.
MAGNANI, Maria do Rosário M. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PALO, Maria José & OLIVEIRA, Maria Rosa D. Literatura infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1998.
PONDÉ, Glória & YUNES, Eliana. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1988.
PERROTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
REGO, Lúcia Lins B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD, 1988.

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