quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ementa de DIDÁTICA

DISCIPLINA: DIDÁTICA

CARGA HORÁRIA: 80

CRÉDITO:

CÓDIGO:

PRÉ- REQUISITO:

PROGRAMA

EMENTA

Desenvolvimento histórico da didática e tendências pedagógicas. O processo de ensino - aprendizagem na escola. Interação professor - aluno. Competência do Educador em educação;

Organização do trabalho didático do professor. Planejamento. Elementos do Projeto Pedagógico.

CONTEÚDO PROGAMÁTICO

A didática - fundamentos

a) Conceituação de: Educação, Ensino e Didática

b) A didática no Brasil

Planejamento

a) conceituação

b) planejamento educacional

c) planejamento escolar

d) planejamento curricular

e) planejamento didático: curso, unidade e aula

f) avaliação da aprendizagem

Tendências Pedagógicas

a) Pedagogia Liberal (renovada, tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva).

b) Pedagogia Progressista (libertadora, Libertária e crítico-social dos conteúdos).

A sala de aula como objeto de estudo da didática

a) interação professor-aluno

b) métodos e técnicas de ensino (individualizantes, socializantes e sócio-individualizantes)

AVALIAÇÃO

As avaliações terão caráter diagnóstico, formativo e somativo. Serão realizadas através da produção escrita, exposição de trabalho em grupo e individual, pesquisa de campo, participação e outros. No que diz respeito a participação nas aulas a legislação de ensino estipula frequência mínima de 75%.

BIBLIOGRAFIA

BRANDÃO, Carlos R. (org) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Ed Graal, 1982.

BECCHI E. (et el). Teoria da Didática. São Paulo: Cortez, 1993.

OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (org.) Didática: Ruptura, Compromisso e Pesquisa. Campinas. SP: Papirus, 1995.

COLL. César: Psicologia e Currículo - uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: ÁTICA, 1999.

LIBÂNEO, Carlos A Democratização da Escola Pública. 17ª ed., São Paulo: Ed. Loyola, 2001.

KRAMER, Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: ÁTICA, 1994.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral; 4ª ed: São Paulo: ÁTICA, 1997.

HERNANDEZ. Fernando. Transgressão e mudança na educação - os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário