DISCIPLINA: DIDÁTICA
CARGA HORÁRIA: 80
CRÉDITO:
CÓDIGO:
PRÉ- REQUISITO:
PROGRAMA
EMENTA
Desenvolvimento histórico da didática e tendências pedagógicas. O processo de ensino - aprendizagem na escola. Interação professor - aluno. Competência do Educador em educação;
Organização do trabalho didático do professor. Planejamento. Elementos do Projeto Pedagógico.
CONTEÚDO PROGAMÁTICO
A didática - fundamentos
a) Conceituação de: Educação, Ensino e Didática
b) A didática no Brasil
Planejamento
a) conceituação
b) planejamento educacional
c) planejamento escolar
d) planejamento curricular
e) planejamento didático: curso, unidade e aula
f) avaliação da aprendizagem
Tendências Pedagógicas
a) Pedagogia Liberal (renovada, tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva).
b) Pedagogia Progressista (libertadora, Libertária e crítico-social dos conteúdos).
A sala de aula como objeto de estudo da didática
a) interação professor-aluno
b) métodos e técnicas de ensino (individualizantes, socializantes e sócio-individualizantes)
AVALIAÇÃO
As avaliações terão caráter diagnóstico, formativo e somativo. Serão realizadas através da produção escrita, exposição de trabalho em grupo e individual, pesquisa de campo, participação e outros. No que diz respeito a participação nas aulas a legislação de ensino estipula frequência mínima de 75%.
BIBLIOGRAFIA
BRANDÃO, Carlos R. (org) O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Ed Graal, 1982.
BECCHI E. (et el). Teoria da Didática. São Paulo: Cortez, 1993.
OLIVEIRA, Maria Rita N. S. (org.) Didática: Ruptura, Compromisso e Pesquisa. Campinas. SP: Papirus, 1995.
COLL. César: Psicologia e Currículo - uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: ÁTICA, 1999.
LIBÂNEO, Carlos A Democratização da Escola Pública. 17ª ed., São Paulo: Ed. Loyola, 2001.
KRAMER, Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: ÁTICA, 1994.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral; 4ª ed: São Paulo: ÁTICA, 1997.
HERNANDEZ. Fernando. Transgressão e mudança na educação - os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
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