quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Ementa de PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS I

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS I
CARGA HORÁRIA: 60 h/a.
CRÉDITO: 03
CÓDIGO:
PRÉ-REQUISITO:


PROGRAMA DE CURSO


1. EMENTA

Histórico do ensino de português no Brasil. Legislação educacional. Concepções: de educação, de ensino e de língua. Oralidade, leitura, escrita e gramática. Conhecimento lingüístico, metalingüístico e epilingüístico. Metodologias de ensino, competências, currículo escolar e material didático. O código escrito e a modalidade padrão da língua. Processos de avaliação.

2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


UNIDADE I – Pressupostos básicos para o ensino de língua materna
 Concepções de Educação. Concepções sobre o ensino de língua materna.
 Concepções sobre o objeto de estudo: língua. Concepções sobre os sujeitos do processo de conhecimento.
 Concepções sobre as condicionantes do ensino de língua que permeiam as práticas escolares.
 Conteúdos, metodologias, habilidades e competências.
 Breve histórico do ensino de Língua Portuguesa em paralelo com a História da implantação da língua portuguesa no Brasil.

UNIDADE II – A leitura
 Concepções de leitura presentes na escola: decodificação, memorização, compreensão, interpretação e atribuição de sentidos. A leitura e a construção do sentido. Conhecimentos prévios do leitor.
 Tipologia textual e gêneros textuais apresentados aos alunos (textos de cartilha e outros textos).
 Leituras possíveis e leituras impossíveis: a questão da obra aberta. Objetivos e expectativas do redator e do leitor.
 Leitura e prazer: as novas propostas de ensino de leitura. Por que (não) ler os clássicos?
 Estratégias de leitura, estratégias do ensino de leitura. Avaliando a leitura.

UNIDADE III – A escrita
 A alfabetização e a escolarização continuadas. Aprender a escrever, ensinar a escrever.
 Produção de textos versus redação: uma questão metodológica.
 A problemática da artificialização das condições de produção escrita na escola.
 Conceito de texto. Características da textualidade: informatividade, coesão e coerência.
 O problema do ensino de língua nas sociedades diglóssicas. A noção de erro.

UNIDADE IV – A fala
 A tradição do texto oral, a tradição do texto escrito: breve histórico.
 O predomínio da escrita no ambiente escolar: causas e conseqüências.
 Diferenciação entre fala informal e fala formal: as dificuldades das falas públicas: performance.
 As regras funcionais, discursivas, pragmáticas do uso do código falado. A fluência na fala e na escrita. A influência da fala na escrita, a influência da escrita na fala.
 A transcrição conversacional como técnica de ensino da escrita. Diferenciação entre fala e escrita.

UNIDADE V – Os conhecimentos metalingüísticos
 Linguagem, língua, dialeto. Normativização e normas real (objetiva) e ideal (subjetiva).
 Conceitos de gramática: universal, internalizada, descritiva e normativa.
 A gramática e o domínio das regras do código escrito: o sentido da nomenclatura.
 Aulas de português versus aulas de gramática normativa.
 A pesquisa lingüística/gramatical como metodologia de ensino.

3. ESTRATÉGIAS PARA O ENCAMINHAMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leitura e discussão de textos
Produção de textos
Análise dos textos produzidos. Reescrita
Seminários
Visitas às escolas

4. AVALIAÇÃO

Produção de um texto escrito
Reescrita (facultativa)
Produção de um texto oral (Seminários)
Elaboração de um projeto de trabalho para o estágio

5. BIBLIOGRAFIA

AZEREDO, J. Carlos (org.). Língua Portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000.
BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ,Gilles. Língua materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002.
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1998.
_________. A língua de Eulália: novela sociolingüística. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.
CASTILHO, Ataliba T. A língua falada no ensino de português. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2002.
COSTA VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
ECO, Humberto. Conceito de texto. São Paulo: T. A. Queiroz/Ed. da USP, 1984.
FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henry-Jean. O aparecimento do livro. São Paulo: Ed. UNESP; Hucitec, 1992.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1992.
FLEURI, Reinaldo M. Educar para quê? Contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. São Paulo: Cortez; Uberlândia: Ed. UFU, 1990.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1988.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 1985.
GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ILARI, Rodolfo. A Lingüística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. Série Princípios. 15ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
MARTINS, M. Helena (org.). Questões de linguagem. São Paulo: Contexto, 1991.
MATTOS E SILVA, R. Virgínia. Contradições no ensino de português. São Paulo: Contexto; Salvador: Ed. UFBA, 1995.
NEVES, M. H. Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 1990.
NIDELCOFF, M. Teresa. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense, 1994.
PERINI, Mário. Sofrendo a gramática. São Paulo: Ática, 1997.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
_________. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SANT’ANNA, A. Romano. A sedução da palavra. Brasília: Letraviva, 2000.
SANTOS, Antônio R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SMITH, Frank. Compreendendo a leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
VYGOTSKY, L. Semenovictch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ZACCUR, Edwiges (org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.

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