DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR
CARGA HORÁRIA: 80
CRÉDITO: 04
CÓDIGO: EL/LAT
PRÉ- REQUISITO:
PROGRAMA DE CURSO
I- EMENTA
A contextualização da LDB Lei 9394/96 no aspecto político e pedagógico. A aplicação da LDB na prática pedagógica.
II- OBJETIVOS
Fazer com que o aluno compreenda a noção de sistema e possa levantar os pontos polêmicos do conceito de sistema.
Analisar o sistema brasileiro a partir se sua história e traçar paralelo entre o conceito de
sistema apresentado por D Saviani.
Identidade na Lei, os pontos que permitem maior flexibilidade pedagógica e gerantem a autonomia da escola.
III- CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1- Noção de sistema e suas implicações e elementos essenciais
2- Sistema educacional: análise dos elementos que constituem o sistema educacional
3- Princípios norteadores da educação escolar
4- Educação básica: características, dias letivos e verificação da aprendizagem
5- Educação Infantil
6- Ensino Fundamental
7- Currículo do Ensino Fundamental
8- Formação dos educadores prevista na lei
IV- METODOLOGIA
1- aulas expositivas e dialogadas
2- construção conjunta: professor e aluno
3- trabalho individual e em grupo
4- pesquisa
BIBLIOGRAFIA
BRASIL, Ministro de Educação e do Desporto. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEM, 1996.
LUCK, Heloisa et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar: Rio de Janeiro: DP & A, 1998.
PILLETI, Nelson, Estrutura e Funcionamento de ensino, Ática, São Paulo, 1997.
VEIGA, Ilma Passos de A. Projeto de Educação. Ed. Autores Associados, Campinas, São Paulo, 1998.
_____________ . Escola: espaço do projeto político pedagógico. 4º ed. Campinas, SP. Papirus, 1998.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário